06 janeiro 2010

livreiro da província

O ruim de viver na província é que deixamos de usufruir determinadas coisas que só encontramos nos grandes centros como teatro, cinema que não passe apenas as últimas super produções americanas e uma boa livraria. É por isso que o Joaquim se mandou para o Recife.

Todo mundo sabe que brasileiro não lê. Pelo menos não lê como deveria. O número de leitores potenciais de que nos fala Marçal Aquino é de fazer dó, em todo o território brasileiro ele contabilizou 600 ou 500, não me lembro agora. Marçal não estava se referindo aos leitores dos livros que viraram filmes, auto-ajuda ou os pretensos livros psicografados. Esses não contam. Não merecem figurar numa estatística, ou pelo menos não numa estatística que pretendesse medir o bom nível intelectual de leitores.

Na província não há livrarias e quando algum corajoso empresário do ramo inventa de investir no negócio, tem de conviver com todos olhando pra você como se você não fosse outro senão Dom Quixote.

Foi ousadia querer vender as traduções póstumas dos livros do Roberto Bolaño ou o último livro do Enrique Vila-Matas que na Europa e nos Estados Unidos é best seller e aqui no Brasil continua sendo escritor de escritor com uma tiragem ridícula de 3000 exemplares. É difícil vender na capital e você querendo vender na província, faça-me o favor, e ainda tem Coetzee e todo o Osman Lins recentemente reeditado pela Cia das Letras. Meu amigo, você não tem tino para os negócios, você é muito sonhador, quer ganhar dinheiro vendendo livros de poesias. Estou vendo que você já adquiriu As Plantas Crescem Latindo. Você não se emenda, tente outro negócio ou devolva esses livros para a editora, desocupe as prateleiras e depois entupa todas elas com os livros que viraram filmes, auto-ajuda, esoterismo barato e mais um monte de porcarias para o deleite dos imbecis.

E para não mudar de negócio porque o bar será sua última opção de sobrevivência, o livreiro da província que não tem na sua cidade sequer uma parcela mínima dos tais leitores potenciais, acata o conselho prudente, perde todo o amor pelo que fazia e passa a morrer todos os anos de uma ulcera gástrica.

Um comentário:

Helder Herik disse...

Por isso que esse mês
o blog d'uCarbureto trás
uma Enquete: Quem mais influência o interesse pela leitura?
pais
professores
amigos
resenhas
livro barato.

Vamos abordar isso na edição de fevereiro.

Abração e curte a férias.